domingo, 28 de abril de 2013

28 de abril - Dia da Educação

 
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

Na escola encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos os dias prontos para passarem um novo assunto.

Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.

Há também a figura dos pais, pois são eles que complementam a educação das crianças, ensinando-as o que é certo, como devem se comportar e a respeitar o próximo. O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.
Consultora da UNESCO/MEC, professora Márcia Cristina e o Secretário de Educação do município de Mairi, professor Antonio Claudemir.

Mairi: Apresentação do Projeto “DROGAS, VEM PENSAR!”

Soldado Paulo Henrique da cidade de Piritiba
Foi realizado na noite desta terça-feira 23 de abril de 2013 no Auditório da Secretaria da Educação de Mairi, um encontro para apresentação do Projeto “DROGAS, VEM PENSAR”, criado por Policiais Militares, com o intuito de mobilizar os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Entidades Religiosas, Educacionais e Sociais dos municípios de Mairi e Várzea da Roça em prol do combate ao uso indevido de drogas, por meio da prevenção educativa e campanhas informativas.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes, além dos Policiais Militares condutores do Projeto, o Sargento Feitosa, o Tenente Breno, Policiais voluntários das cidades de Mairi e Várzea da Roça, a Excelentíssima Drª Luiza Elisabeth de Sena Sales Maia, Juíza da Comarca de Mairi, a Promotora de Justiça desta Comarca, Drª Letícia Queiroz de Castro, Representante da Vara da Infância e Juventude, Sr. Eduardo, Líderes Religiosos, Diretores e Coordenadores da Educação e Representantes da Rádio Viva Voz FM.

A apresentação do Projeto que foi conduzida pelo Soldado Paulo Henrique em parceria com o Soldado Oliveira, obteve bastante aceitação por parte dos presentes, que acolheram o convite para sonhar, lutar e conquistar uma cidade sem drogas e se mostraram dispostos a somar esforços em busca deste objetivo.

Você que também quer ser um voluntário desta campanha, é só enviar um e mail para drogasvempensar@hotmail.com.

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi
 Soldado Ricardo Ferreira Oliveira
 Tenente Breno

Mairi: Projeto AABB Comunidade nos Bairros. Tema: Brincando e Aprendendo na AABB Comunidade

 
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, no Ginásio de Esportes, o evento Projeto AABB Comunidade nos Bairros. Tema: Brincando e Aprendendo na AABB Comunidade, com Educandos, Educadores e Coordenação.
Durante o evento houve oficina de arte, música e dança, palestra, futebol, com jovens e crianças. Com muita integração, felicidade e alegria.
Nesse primeiro Projeto AABB Comunidade nos Bairros, contou com a presença de algumas pessoas que fazem parte do projeto como: A Secretaria de Assistência Social, Maria do Carmo, Tadeu Pacheco, Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Antônio Claudemir, Secretário de Educação, Jonilson Cerqueira, Secretário de Infraestrutura, Gerente do Banco do Brasil da cidade de Mairi, Enfermeira, Laiana Ribeiro e representantes de Alunos.
Enfermeira, Laiana Ribeiro
A Enfermeira, Laiane Ribeiro, deu uma palestra com o tema: "Todos contra a Dengue", ensinando a todos como se prevenir e quais são os sintomas da Dengue, fazendo perguntas as crianças presentes e tirando algumas duvidas. O Grupo de Samba de Nilo de Pardinho, da Rua 7 de Setembro, apresentou seu Samba as pessoas presentes onde animou, Educandos, Educadores.

O Projeto AABB Comunidade nos Bairros, vale ressaltar que a nossa AABB, através desta Pedagógica, foi classificada em 3º lugar concorrendo com 397 municípios brasileiros, sendo premiada pela Fundação Banco do Brasil, com destaque na Agenda 2013 da AABB Comunidade, motivo este que nos deixa orgulhosos e comprometidos cada vez mais com o nosso trabalho de Educador Social.

Projeto AABB Comunidade nos Bairros.
Tema: Brincando e Aprendendo na AABB Comunidade

Responsáveis: Coordenadora, Parceiros, Educadores, Educandos e Funcionários.
Unidades Parceiras: Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos.

Justificativa:
Considerando a importância do Programa Integração AABB Comunidade para os mairienses, visto que é um programa sócio educativo que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vunerabilidade social por meio de ações educacionais que favoreça a inclusão social. esse programa tem como parceiros FBB (Fundação Banco do Brasil), FENABB (Federação das AABBs) e a Prefeitura Municipal de Mairi-BA. Que através de suas atividades e metodologias aplicadas vem promovendo a sua identidade e o exercício consciente de cidadania, além de possibilitar que todos os integrantes: coordenadora, educadores,educandos, parceiros, familiares e comunidade interajam na transformação da sociedade. O Projeto AABB Comunidade nos Bairros, foi criado para fortalecer esse pilar entre o programa, Família e a Comunidade e por meio de atividades socioeducativas, culturais, esportivas de saúde e de lazer possa compreender e conviver com a realidade local.

Colaboradores: Câmara de Vereadores, Radio Comunitária Mairi FM, Comercio Local e Blogs Locais.
Duração: Durante todo o tempo de execução das atividades do Programa em 2013. Culminância: Apresentação Artística, Esportivas e Culturais nos Bairros.
 Antônio Claudemir, Secretário de Educação

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alunos da Escola Municipal Deraldo Cedraz, participaram de uma exibição de vídeos educativos.

Em parceria com o Espaço Nordeste, os alunos da Escola Deraldo Cedraz, do turno matutino e do turno vespertino participaram sesta segunda-feira, 15 de abril de 2013 de uma ixibição de vídeos educativos, sobre meio ambiente, cultura local, poluição sonora e cidadania. Os referidos vídeos são de autoria de artistas da nossa cidade (Mairi).

Para a comunidade escolar esta parceria visa à valorização da nossa cultura e a integração escolar, tendo em vista uma educação de qualidade, motivadora e de grande valia para a formação intelectual, social e cultural dos educandos enquanto sujeitos participativos na sociedade a qual estão inseridos.

A Escola Deraldo Cedraz agradece ao Secretário Municipal da Educação Antônio Claudemir pelo apoio concedido e ao Espaço Nordeste pela iniciativa.
Informações e Fotos: Mairi News

Mairi: Comunicado da Secretaria Municipal da Educação.

A Secretaria Municipal da Educação de Mairi-Ba convoca pais e responsáveis para comparecerem à Secretaria da Educação, situada na Praça J.J. Seabra, Nº 180 a partir de 16/04/2013 para regularização da situação de frequência escolar dos menores sob sua responsabilidade, conforme relação abaixo.

ESCOLA MENINO DE LUZ

ALICE CERQUEIRA LISBOA
ANA CARLA SANTOS SAMPAIO
BRENO DA SILVA
BRUNO DE AQUINO AFONSECA
BYANCA DE LIMA RIBEIRO
DAVI EULLER SOUZA GIRARDI
DOUGLAS OLIVEIRA CUNHA
EVELYN DA SILVA PINHO
JOÃO MARCELO DE SOUZA SANTOS
KADU SANTOS CARNEIRO
KANANDRA REIS ARAUJO
KHADIJA DAS MERCES GOMES
LUAN SANTOS DE SOUZA
LUIZ FERNANDO DA SILVA SOUZA
MARIA JOSINA SANTOS RIOS
PABLO UILQUER DE CERQUEIRA LISBOA
THAIS VIEIRA DA SILVA
VITORIA DA ROCHA MENDES
WESLEY REIS VITORINO

ESCOLA CRECHE NOSSA SENHORA DAS DORES

KAYSLLA RODRIGUES ALVES
LOURHANEY CINTRA LIMA
MATHEUS SANTOS DE OLIVEIRA
REINAN MATOS DOS SANTOS
RIKELVINY DA MOTA FIGUEREDO
RUTH OLIVEIRA REIS
SAMARA SANTOS SAMPAIO

ESCOLA CRECHE MANOEL AMANCIO DE OLIVEIRA

BRUNO SOUZA DE JESUS
DANIEL CRUZ OLIVEIRA
KAUANE SANTANA TRINDADE
MARIA CLARA MAIA SILVA
RAIANE RODRIGUES DOS SANTOS
RODRIGO MOREIRA DOS SANTOS
SAULO ARAUJO REIS PEREIRA
VITORIA SANTOS
WBERT REIS SILVA MOREIRA

ESCOLA NOSSA BRINQUEDOTECA PORTAL DA CIDADANIA

HANRY DE ALMEIDA BARBOSA
YZABELA RIBEIRO DE SOUSA

Clique AQUI e veja a relação dos Alunos não localizados no município.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Secretaria Municipal da Educação de Mairi inicia a primeira etapa da formação do Pacto Nacional e do pacto Estadual que devem marcar a história da educação de Mairi.

Orientadora - Maria Camila Cerqueira (1º ano)

Iniciou neste último sábado, 06 de abril de 2013 o primeiro Encontro de Formação dos Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Pacto Bahia, Programas aderidos pelo município de Mairi, que têm como principal objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

O encontro que aconteceu no Grupo Escolar Getúlio Vargas reuniu Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º ano e da Educação do Campo, que realizaram seus estudos com as Professoras Orientadoras Maria Camila Cerqueira (1º ano), Betânia Bispo (2º e 3º ano) e Sílvia Reis (Educação do Campo), sob a Coordenação do Professor Marcelo Freitas. Registramos também a presença de Coordenadores e Diretores da Rede Municipal de Ensino.

Elevar a qualidade de ensino garantindo aos educandos o direito de aprender na Escola é um dos grandes desafios da Secretaria Municipal da Educação de Mairi.
Orientadora - Betânia Bispo (2º e 3º ano)
Orientadora - Sílvia Reis (Educação do Campo)
Maria Camila, Sílvia Reis, Marcelo Freitas e Betânia Bispo

Mairi: Gestores escolares discutem o Regimento Escolar e Conselho Escolar

Gestores das Unidades Escolares do município de Mairi participaram da reunião com o Secretário de Educação, professor Antônio Claudemir, a Superintendente de Educação Básica, professora Ana Conceição Borges, coordenadora pedagógica, professora Nelba Trindade, professora Maclides, a Consultora Márcia Cristina para discutirem e apresentarem propostas sobre o Regimento Escolar, formação dos Conselhos Escolares, Provinha Brasil e Portarias que regulamentam esses documentos e outros.
Em seguida o professor Marcelo Freitas foi lembrar aos gestores a formação do Pacto que acontecerá no próximo sábado, 06 de abril, na GEGV.
 Secretário de Educação, professor Antônio Claudemir

terça-feira, 2 de abril de 2013

Escolas Municipais iniciarão as atividades do Programa Mais Educação este ano.

Consultora da UNESCO/MEC, professora Márcia Cristina
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O Programa foi apresentado pela Consultora da UNESCO/MEC, professora Márcia Cristina à Equipe Gestora das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Estiveram presentes no Evento o Secretário de Educação do município de Mairi, professor Antonio Claudemir, o Secretário de Educação de Baixa Grande, professor Fabrício e de Capim Grosso professor Edcarlos.

Trata-se de uma ação estratégica do Governo Federal para induzir a efetivação da Educação Integral enquanto política pública. Assim, por meio do repasse voluntário de recursos, garante a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. Consequentemente, busca contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, bem como para fomentar debates em torno de novas metodologias de trabalho, novos olhares aos currículos e à prática pedagógica.
Professor Fabrício de Baixa Grande e o Secretário de Educação do município de Mairi, professor Antonio Claudemir.
 Professor Edcarlos de Capim Grosso e o Secretário de Educação do município de Mairi, professor Antonio Claudemir.
Consultora da UNESCO/MEC, professora Márcia Cristina e o Secretário de Educação do município de Mairi, professor Antonio Claudemir.

Com informações da Secretaria de Educação / Fotos do blog Mairi News