terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mairi: Secretaria Municipal da Educação parabeniza a todos pelo Desfile Cívico alusivo ao amor à Pátria


A Equipe da Secretaria da Educação do nosso município parabeniza as Escolas Públicas e Privadas, Projetos e Programas da Educação e da Assistência Social e comunidade em geral pela participação e empenho em organizar um evento digno de reverência e aplausos.


“O desfile foi um sucesso, estamos muito felizes, pois depois de alguns anos sem esse belíssimo evento, hoje, 7 de setembro de 2013 reascende em todos nós mairienses o espírito de patriotismo, de amor à Pátria e da busca constante pela democracia”, vibra o Secretário da Educação, Professor Antonio Claudemir.

A Escola João Augusto de Oliveira no Povoado de São Bento das Lajes realiza com sucesso a Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente


A Escola João Augusto de Oliveira no povoado de São Bento das Lajes realizou no dia 28/08/2013 a Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Foi um momento democrático, dinâmico de discussões voltadas para o fortalecimento da cidadania ambiental na Escola e Comunidade a partir de uma Educação crítica, participativa, democrática e transformadora, envolvendo os quatro elementos da natureza: Água, Fogo, Ar e Terra.
No intuito elaborar o Projeto de Ação para tornar a Escola mais Sustentável, ÁGUA foi o tema escolhido, pois a localidade tem uma grande preocupação com a escassez desta.

Foram eleitos como delegados: o aluno da 7ª série, Wesley – Titular e o aluno da 5ª série, Maicon Mota – Suplente. Além das apresentações, houve também exposição de artesanatos confeccionados com materiais reciclados.

MAIRI: Escola São José, no Povoado de Boa Paz realiza Desfile Cívico alusivo à Independência do Brasil


Objetivando conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância de respeito à Independência do Brasil, a Escola São José realizou na manhã de quinta-feira (05/09/13), o 1º Desfile Cívico em homenagem ao dia 7 de Setembro, com o tema: Viajando no mundo da Leitura e da Escrita. O mesmo procurou apresentar o rico mundo da Literatura Brasileira exibindo Contos Infantis, Novelas, Academia de Letras, Teatro, Romances, entre outros. O evento foi animado pela Fanfarra do Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet do município de Baixa Grande.

Desfile 7 de Setembro: Mairi realiza um dos mais bonitos da sua história


O município de Mairi mostrou hoje dia 7 de setembro de 2013, onde se comemora a Independência do Brasil, um dos desfiles mais bonitos da sua história.

A apresentação começou por volta das 9h00. Cerca de 2.000 pessoas participaram do desfile que passou por várias ruas da cidade até chegar a Praça J.J Seabra, onde um palanque foi armado e todas as alas que passava iam sendo apresentadas ao público presente.

Escola e Entidades participaram do desfile de 7 de setembro, a escola Reverendo Otacílio Alcântara, o Grupo Escolar Getúlio Vargas, Deraldo Cedraz, Reino Encantado, Edeltrudes Pachêco, e Iracy Leal, Creches Nossa Senhora das Dores, Brinquedoteca, AABB Comunidade e o Grupo Viver Feliz, uma das alas mais bonita e aplaudida pelo público.


As bandas FANCEAM (Fanfarra do Colégio Estadual Abelardo Moreira) e FANCEM (Fanfarra do Grupo Escolar Getúlio Vargas), desfilaram durante todo o percurso e encerraram o desfile se apresentaram na praça J.J Seabra.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto TRILHAS participa da formação Gestores Escolares da rede municipal de Mairi

Formadora Local pela Secretaria Municipal da Educação – A professora Núbia Rios.

Aconteceu o encontro com Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e professores nos dias 12 e 16/08 no auditório da Secretaria de Educação, com objetivo de apresentar o Projeto TRILHAS e a Rede de Ancoragem, fortalecendo as ações em 2013, dando apoio a sua consolidação e a implementação do conjunto de materiais em sala de aula através de um processo de formação continuada.

O projeto TRILHAS tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos) em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.

O projeto conta com uma Rede de Ancoragem Nacional que apoia sua implementação nas salas de aulas das escolas públicas, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.


O TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula.

Mairi: Mais uma conquista da Gestão Municipal através da Secretaria Municipal da Educação


Já está liberado para o município de Mairi parte da verba para a construção de uma QUADRA ESCOLAR COBERTA COM VESTIÁRIO.

Para a realização do sonho de parte dos educandos do Distrito de Angico, a quadra será construída na Escola Rural de Angico, reafirmando assim, a parceria do Governo Federal e da Prefeitura de Mairi.

Esta é mais uma amostra do empenho da administração atual para manter o crescimento de Mairi em ascensão.

Mairi: Tecnologia chegará às Escolas Rurais do nosso município


O município de Mairi garante a estrutura adequada para receber os laboratórios de informática e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias e recebe através do Proinfo, computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais que em breve serão instalados nas Escolas rurais do nosso município (Escola Vereador Bernardino Trindade e Creche Manoel Amâncio, no Distrito de Angico e Escola Castro Alves, no Povoado de Uruçú).


Esta é mais uma ação da Gestão atual através da Secretaria Municipal da Educação no intuito de contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo.

domingo, 1 de setembro de 2013

Mairi: Encontro de Sensibilização do Progestão acontece com sucesso


Aconteceu nesta última terça-feira (27/08/2013) no Auditório da Secretaria Municipal da Educação o primeiro encontro do PROGESTÃO - Programa de Capacitação de Gestores Escolares, com a participação de Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos da Secretaria Municipal da Educação e Secretários Escolares, além da Formadora Estadual do Programa, Luciana Lima e da Tutora no município de Mairi, Cristiane Lopes, objetivando a sensibilização dos envolvidos para a necessidade de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de uma Gestão Democrática das Escolas Públicas da rede municipal de ensino de Mairi, focada no sucesso escolar, principalmente dos alunos, bem como conhecer o referido Programa, seus objetivos e parcerias.
Na oportunidade, os cursistas puderam ouvir a mensagem do Secretário Municipal da Educação e ex Tutor do Programa em nosso município, Professor Antonio Claudemir Carneiro dando boas vindas a todos e enfatizando a importância do PROGESTÃO para os Gestores e as Escolas Públicas de Mairi.

Escola Durval Santos Silva realiza IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Na tarde desta terça-feira 27/08/2013 foi realizada na Escola Durval Santos Silva a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. A CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias apresentadas para as etapas seguintes.


Vale ressaltar que o evento contou com a presença e participação das Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação, Betânia Bispo e Silvia Reis.

Mairi: Dia do Folclore é comemorado na Escola Carlos de Oliveira Nunes

Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de agosto de 2013, a Escola Carlos de Oliveira Nunes comemorou o dia do Folclore com muita apresentação e brincadeiras entre as crianças, uma das apresentações estiveram presente o Grupo da Terceira Idade Viver Feliz da cidade de Mairi, onde cantaram cantigas de roda, apresentando e mostrando a importância do samba de raiz para a cultura popular. Alem disso foi apresentado cantigas, lendas, parlendas etc. E para encerrar as apresentações o Boi Bumbá apareceu em cena para fazer a alegria de todos presente na festa.
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


Logo após as atividades realizadas, os alunos e todos os presentes foram comer caruru, um prato típico do folclore brasileiro.

Mairi: Escola Iracy Leal realiza a sua 5ª Gincana

A Escola Iracy Leal realiza a sua 5ª Gincana na tarde desta quinta-feira, dia 29 de agosto de 2013. A Gincana foi dividida em quatro grupos. Terra, Água, Ar e Fogo.

A 5ª Gincana da Escola Iracy Leal contou com a presença de todos os alunos da 5ª a 8ª serie, entre as provas apresentadas cada equipe teve que apresentar à nova mania do momento a cantora Anita.

Mairi: Creche Nossa Brinquedoteca comemora o dia do Folclore


Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de agosto de 2013, a Creche Nossa Brinquedoteca comemorou o dia do Folclore com muita apresentação e brincadeiras entre as crianças, durante o evento foi mostrado algumas lendas e parlendas que foram apresentadas pelos alunos.

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.


Logo após as atividades realizadas, os alunos e todos os presentes foram comer caruru, um prato típico do folclore brasileiro.